A força pulsa em cada um de nós

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Desapego


Dois monges caminhavam pela beira de um rio. Numa cura avistaram uma jovem e atraente mulher que indecisa não sabia como atravessar o mesmo e seguir seu caminho. A manhã estava vela e os dois continuaram a caminhada até que ao aproximar-se da mulher o mais jovem dirige-lhe a palavra propondo ajuda-la a atravessar a correnteza que era forte.
Como a jovem concordou, ele sem mais delongas tomou-a nos braços e cruzou as águas molhando o seu manto monacal. Chegando à outra margem, depositou a mulher no chão, despediu-se e voltou pelo mesmo caminho. Ela mal teve tempo de agradecer e despedindo-se seguiu o seu destino.
Quando chegou ao lado do amigo para continuar o passeio, o mais velho parecia indignado. Olhava as vestes molhadas com ar de desaprovação. mal deram alguns passos, e o que não ajudou a jovem não se conteve e começou:
- Com que então você infrige as normas monásticas. Sabes muito bem que de acordo com a tradição não podemos tocar em mulher, isso vai contra os mandamentos, ter contato com mulheres não é hábito nosso.
O mais novo continuou calado seguindo o passeio. Mais alguns minutos em silêncio e o mais velho voltou à carga:
- Como você pode ir contra as regras? Abraçou uma jovem, sentiu o seu corpo, é um absurdo o que você fez. Isto não são modos de se praticar a senda, está bem que você é muito novo, mas não deve agir assim.
O monge que tinha carregado a mulher seguia em silêncio andando, até que na terceira intervanção do amigo não se conteve e respondeu:
- Eu a deixei junto ao rio, na outra margem, e você que até agora a está carregando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário